5 Dicas de Marketing para Datas Comemorativas

5 Dicas de Marketing para Datas Comemorativas
30 Outrubro 2017 | By | Categoria: Blog

.

Categoria: Blog

Uma das melhores formas de estar presente no dia a dia do seu cliente é conversando com ele através das redes sociais. Planejar e programar uma campanha de marketing digital para atrair o seu público é um fator importante para alavancar as vendas da sua empresa.

Você sabe a importância de gerar conteúdos de interesse aos seus públicos para conquistá-los e convertê-los em fãs e, a partir deles, seus seguidores passarem a acompanhar suas novidades e produtos divulgados na sua página, certo?

Para te deixar ainda mais craque nesse assunto, selecionamos algumas dicas importantes sobre como trabalhar com Datas Comemorativas no Facebook da sua empresa.

#1 – Selecione as datas que quer trabalhar.

Nós, como bons brasileiros, adoramos um motivo para comemorar. Assim, nasceram inúmeras ocasiões especiais e datas comemorativas para o mercado. Dessas, temos cinco que são as principais: o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal (sendo esta, a mais importante do ano).

Saber trabalhá-las é essencial para um bom posicionamento de marca e para atrair seus clientes. Mas também é importante não se esquecer de algumas, como Dia da Secretária, Dia do Nutricionista, Dia do Cliente e outras pouco exploradas, mas que também movimentam o mercado.

#2 – Faça uma programação e um planejamento dos seus posts.

O planejamento é essencial para que a sua estratégia seja ainda mais eficaz e alcance os objetivos que você planejou com essas ações. Por isso, temos o primeiro passo que você deve pensar: Meu público se encaixa ou se engaja com essa data comemorativa? A minha empresa sabe como atingir e interagir com esse cliente?

Planejamento é tudo! Use um calendário como base e fique sempre de olho nas datas dos próximos meses, para que não passe nenhuma despercebida. Se preferir, você pode usar o próprio Google Agenda, é gratuito e ótimo para ir se programando nas próximas datas com a sua equipe e sempre ter um plano de ação definido quando a data estiver chegando.

#3 – Conheça seu público.

Para se comunicar com ele, você precisa entendê-lo.

É essencial para uma estratégia de marketing saber utilizar fatos importantes e costumes do dia-a-dia de seu público para surpreendê-los, como uma ação personalizada, uma campanha segmentada ou até mesmo para uma mensagem especial no Whatsapp, que é sempre muito bem- vinda.

Saiba fazer as perguntas certas para chegar nas respostas certas.

Seu público é jovem? É predominantemente feminino ou masculino? Quais são seus interesses?  

Quanto melhor você conhecer o seu público, mais oportunidades terá para conversar com ele.

#4- Crie um ambiente fiel à data

Grande parte das nossas ações são planejadas para o mundo digital, mas isso não substitui os outros canais de comunicação.

As datas comemorativas trazer uma identidade muito forte com elas. Significa muito para o público com quem você está conversando. Traz cores, objetos, sensações, sentimentos e palavras especiais sobre o momento celebrado.

 

Use essas ferramentas para envolver sua equipe e seus clientes:

- Decore seu PDV;

- Conscientize seus colaboradores;

- Celebre com todos os envolvidos;

- Personalize suas embalagens.


#5 – Aposte em outras formas de comunicação

Para planejar uma campanha rica e eficaz é preciso pensar em como atingir seu público e através de quais ferramentas vamos nos comunicar com ele. É necessário selecionar as estratégias e saber como trabalhar com elas.

Campanhas de e-mail marketing disparadas de forma errada e no momento errado, posts de Facebook não impulsionados, promoções sem links patrocinados e outros erros muito comuns na hora de se comunicar podem acabar com toda a estratégia e planejamento realizado anteriormente. Para isso, sugerimos algumas opções eficazes para se comunicar com o seu público durante as datas comemorativas:

- Redes Sociais: hoje, as redes sociais são as plataformas mais acessadas pelos usuários e muitas empresas utilizam delas para ganharem mais visibilidade dentro do mercado. Nelas estão grande parte dos seus clientes e, se filtrados de maneira correta, ficam mais próximos do que você pode imaginar.

- E-mail Marketing: caso você tenha uma base de contatos dos seus clientes, essa é uma ferramenta muito importante para se trabalhar. É a opção mais recomendada para se utilizar nesses momentos. Dê aos seus clientes informações importantes e interessantes, assim aumentará as taxas de abertura dos e-mails e conversar com um público específico ficará ainda mais fácil.

- Vídeos: vídeos estão sendo muito procurados por quem trabalha com marketing de conteúdo, mas também é muito aconselhado em datas comemorativas. Com muita aceitação nos meios de comunicação, os vídeos devem ser estrategicamente pensados: qual será o público com quem iremos falar e qual será a mensagem. Pode ser uma narrativa, um documentário, ser mais divertido e descontraído, ou até mesmo tratar aquela data com um tom mais sério. Você quem vai escolher a melhor forma de conversar com o seu público. Esse é o momento de ser criativo e pensar em qual discurso combina mais com a data comemorativa em questão.

E se você tem dificuldade quando se trata de criatividade e acha que pode ter problemas com essa estratégia, não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar a se comunicar de forma correta com o mercado magistral.

WhatsApp

(19) 98202-7339

Telefone

(19) 3736-6888

E-mail

faleconosco@consulfarma.com

Como podemos
Ajudá-lo?

Preencha o formulário abaixo para enviar seu contato, entraremos em contato o mais breve possível!

Top